Dicas & Tutoriais


Criando Novas Cidades


A dica mais crucial, e também uma das mais importantes, principalmente aos novatos a de criar as novas cidades.

Você já vai começar com uma cidade dada a você pela Lady Lyanna, depois disso você vai jogando e evoluindo sua cidade conforme as necessidades vão aparecendo, no início você recebe um breve tutorial dado pela mesma que vai lhe ajudar nesse caminho.

O que você vai precisar pra criar sua cidades?

1)Desenvolver a Torre de Luar e o Templo Trínsico até o nível 10. Também são requeridos no mínimo 2 comércios (para ter o número de carroças suficientes). O jogador necessita de 250 carroças ou 25 navios comerciais para fazer uma cidade.
* Um mercado no nível 10 possui 200 carroças, por isso é necessário um segundo mercado.

2) Avançar título para CONDE (necessária a investigação de recursos, onde para cada 1k de recursos= 1 recurso purificado) e o jogador precisará de:
>> 50k de cada recurso purificado (Madeira, Pedra, Ferro e Comida);
>> 50k em ouro.
* Os recursos purificados se transformam em Madeira Negra, Pedra de Runa, Veritium, Semente Vera. Uma vez purificados, o jogador não pode mais utilizá-los em construções e desenvolvimentos das unidades.

3) Recrutar um Barão (vai precisar de 50k de Ferro e 100k de ouro)
* No início do jogo, um Barão leva mais de 6h para ser recrutado.

4) Enviar o Barão para colonizar uma cidade nova, ou alguma cidade-sem-lei (o custo é o mesmo). Vai precisar nesta hora de todos estes requisitos acima, ou a ordem não será concluída (geralmente um aviso aparece dizendo o que está faltando)
* O tempo de conclusão da cidade dependerá da distância em que ela se encontra de sua primeira cidade. Quanto mais distante, mais demorado será o processo devido ao tempo de viagem dos colonizadores.








Cidades em Outros Continentes

Pode ser, por algum motivo, que você caro jogador do LoU queira fundar uma cidade (ou várias) em outro continente. Por exemplo, se sua aliança tiver jogadores em vários continentes, pode ser necessário que você tenha uma ou mais cidades presentes em outros lugares. Mas deve-se levar em consideração que administrar inúmeras cidades em vários continentes se torna mais difícil. E sua aliança pode requerer isto a qualquer momento.


Só é possível construir uma cidade em um continente habitado. Mas para isso você tem de preencher todos os pré-requisitos de uma cidade normal, além de ter pelo menos dois portos capazes de abrigar 25 navios. Após a construção, o jogador recebe uma significativa quantia em dinheiro pela empreitada (disponível em DEMANDAS).


Levando em consideração que a viagem entre continentes é longa. Em alguns casos, ela pode chegar a 24h só de ida, e 2 dias para seus barcos irem e voltarem. Também lembre-se que para esta cidade receber mercadorias ela deve ter um mercado. Ter um porto na cidade colonizadora e na cidade do outro continente serão essenciais para melhor distribuição das mercadorias.


Para construir em outro continente, o jogador não precisa escolher um lugar com acesso a água, seja próxima ao Mar ou a um Rio. Todos os rios dos continentes desaguam no mar, portanto basta escolher um lugar que tenha acesso à água fluvial, que a construção se tornará possível. Por causa da demora da construção extra-continental, pode ser que ao chegar outra pessoa já tenha construído no local. A regra é a mesma para cidades sem lei. Seu Barão volta com os barcos e recursos para casa cansado e decepcionado pelo tempo perdido apenas. Escolha outro lugar e tente outra vez!


*Se o continente estiver vazio, você não conseguirá construir até que o servidor o libere para novos jogadores.

Abandonando Uma cidade

Para abandonar uma cidade, clique na Câmara Municipal e depois clique no botão Abandonar Cidade, no pé da guia. Entretanto, se for sua única cidade, esse botão estará desabilitado.

Você também pode reiniciar sua conta clicando em OPÇÕES (canto inferior direito) > CONTA > RECOMEÇAR JOGO. Você será recolocado no jogo em uma nova posição com uma cidade inicial. Mas você não pode recomeçar nas primeiras 40 horas de jogo, e também não pode recomeçar antes de 7 dias depois de já ter reiniciado uma vez.

Para abandonar uma cidade ou reiniciar o jogo será necessário um Código de Abandono. Ele será enviado ao e-mail registrado do jogador por questões de segurança. Assim que estiver com o Código, ele poderá ser usado por várias cidades num período de 24h. Reiniciando o jogo ou abandonando uma cidade, seu título se manterá (Seu título nunca será perdido).

Se todas as cidades de um jogador forem destruídas ou conquistadas, o jogo será reiniciado sozinho, e neste caso não necessitará de um Código de Abandono. Se o jogador não entrar em seu jogo num perído acima de 14 dias, o jogo será reiniciado automaticamente.
*Não há outra forma de deletar seu jogo, a não ser deletando sua conta. Mas desta forma, você perderá todos os jogos em outros mundos também.

Cidades Sem Lei

Quando um jogador se torna inativo sua cidade começa a decair e se torna aberta para conquistas, mesmo que ele não tenha castelo. Se o jogador possuir título de Conde ou superior, este período será de quatro semanas (28 dias). Abaixo destes títulos, o período é de apenas 14 dias. Elas também se tornam imediatamente sem lei quando um jogador as abandona, ou o jogo é reiniciado manualmente.

Pode-se enviar um Barão para colonizar uma cidade sem lei, e o custo é o mesmo de se criar uma cidade do começo, mas os prédios já construídos e seus níveis desenvolvidos são mantidos. Cidades sem lei que não tenham castelos podem ser tomadas por qualquer cidade. Cidades sem lei com castelo dependem que o comando seja definido por uma cidade com castelo e necessita de um exército acompanhando o Barão.

Caso ao enviar um Barão pra colonizar uma cidade sem lei e outro jogador já tiver colonizado ela, não se preocupe, o máximo que vai acontecer é o seu Barão voltar estressado por te-lo feito dar uma viagem perdida, nenhum recurso seu será perdido.

Cidades sem lei decaem um nível de desenvolvimento por hora. Uma vez que a cidade chega aos 3 pontos iniciais, ela se torna ruínas, e pouco tempo depois, desaparece por completo do mapa. Cidades sem lei e ruínas estão na cor cinza no mapa.

---

Recursos

PRODUÇÃO

O nível de produção de cada um está baseado em 3 fatores:
>> O número de recursos adjacentes ao prédio;
>> O nível do prédio;
>> O nível e tipo de suporte dos prédios construídos ao lado (aumento de produção, casas pequenas).

*IMPORTÂNTE: Casas pequenas irão ajudar a todos os prédios que estejam conectados, independentemente do tipo de recursos. Sabe-se que o aproveitamento das casas pequenas chega a ser até maior do que tentar construir os prédios de produção envoltos de recursos.

>> O recurso de Madeira dá à Cabana de Lenhador um ganho de 50% na produção para a primeira floresta, e mais 40% para cada floresta a mais que cerca a Cabana.
>> O recurso de Pedra dá à Pedreira um ganho de 50% na produção para a primeira Pedra, e mais 40% para cada pedra a mais que cerca a Pedreira.
>> O recurso de Ferro dá à Mineração um ganho de 50% na produção para a primeira mina, e mais 40% para cada recurso que cerca a Mina.

QUINTAS E A PRODUÇÂO DE COMIDA

Com relação as Quintas elas tem dois tipos de Bônus, a primeiras dos campos de comida, e a segunda pelos lagos
>> O recurso de Campo de Produção é formado nas 8 casas adjacentes à Quinta instalada, desde que estejam em espaços livres. Cada um dá à Quinta um ganho de 50% na produção para o primeiro campo, e mais 40% para cada campo adjacente que cerca a Quinta.
>> Incrementa a produção total para a Quinta que estiver colocada ao lado.

BENEFICIAMENTO

Para o melhoramento da produção, deve-se ter mente o tipo de recurso e o prédio correto a construir ao seu lado. Para extração de madeira, a construção de Cabanas de Lenhador (e uma Serração); Para Pedras, a construção de Pedreiras (e um Pedreiro); para Ferro, a construção de Minas (e uma fundição) e para Comida, verificar um espaço vago (ela constrói por si só os campos ao seu redor) e um moinho, para aumento de produção, notando que devem estar construídos ao lado (diagonal, horizontal ou vertical) para aumentarem a produção.

DICA BÀSICA

>> Use sempre em conjunto uma edifício beneficiador de produção (serrações, pedreiros, fundições e moinhos)
>> Estes edifícios aumentam a produção os predios econômicos, dando uma maior porcentagem a cada nível evoluido;
>> Apenas uma casa de aumento auxilia a produção, apenas uma ou algumas delas já aumentam a produção;
>> Não é necessário encher sua cidade com eles pois será desnecessário.

Ex: Coloque uma fundição e ao redor dela várias minas de ferro, isto ira aumentar significativamente a produção de ferro, lembrando-se de que a próximidade com os recursos também beneficia o aumento da sua produção;

>> Casas pequenas, quando em nível 10, aumentam em até 30% o valor final de produção. Use-as de forma estratégica ligando outros prédios de produção às casas, pois elas aumentam de todos que estiverem próximos.
>> Diz-se próximo aos edifícios que estão ligados pela horizontal, diagonal ou vertical sem espaços entre si.
>> Tenha em mente a proporção ideal: 1 prédio de produção (ex: Cabana de Lenhador) ao centro, 4 campos de recursos (ex: Florestas), 1 prédio de aumento de produção, e 3 casas pequenas. Imagine a Cabana ao centro, colocando-a ao lado dos recursos e use as casas restantes para colocar os demais. Procure "linkar" ou "ligar" as casas pequenas à outros edifícios de produção, independente do tipo.

BÔNUS:

>> Cada prédio de produção apresenta os seguintes detalhes:
>>`Produção Básica: o quanto o edificio produz;
>> Bônus pelos campos de recurso: Bônus pelo quanto (pedreira, bosques, minas de ferro e lagos) dão para o aumento da produção dos recursos;
>> Bônus pela Mão-de-Obra: Quanto mais casas pequenas adjacentes ao edificio de produção, maior será este bônus, portanto maior a produção;
>> Bônus pelo Processamento: é o quanto um edificio de beneficiamento aumenta a produção de recursos; 


                                 



OBS: Algumas alterações em outros servidores indicam uma diminuição da porcentagem de reforço das casas pequenas em 20%, e a diminuição do acréscimo de recursos de 50% e 40% para 20% e 15%, mas é sabido que isto não está ocorrendo no servidor (Mundo 3 Brazil). 

---

COMÉRCIO

Em Lord of Ultima, é possível fazer comércio (compra e venda, ou simples entrega) de recursos com outros jogadores ou entre suas cidades. Os recursos podem ser transportados por terra (carroças) ou pelo mar (navios mercantes).

Carroças

As carroças são usadas para transportar mercadorias dentro do mesmo continente. O número de carroças que o jogador possui na cidade depende diretamente da quantidade de Mercados dentro desta mesma cidade. Cada Mercado em nível 10 tem 200 carroças; Uma carroça carrega até 1k de recursos. Carroças se movem a 10min por campo (modo de visão Região).

Navios Mercantes

Os navios mercantes são usados para transportar mercadorias para outros continentes. Assim como nos Mercados, a quantidade de navios depende diretamente da quantidade de Portos que o jogador possui na cidade. Um Porto nível 10 possui 30 navios; Cada navio transporta até 10k de recursos. Navios se movem a 10min por campo (modo de visão Região), mas conta-se 1h a mais, devido ao tempo de carregamento.
Os Portos só poderão ser construídos em cidades que tenham acesso por água. Cidades com saída para a água tem o espaço direito inferior tomado por um grande espaço de água (lembre-se que esta água não conta para aumento de recursos das Quintas). O ícone da cidade também indica se ela possui saída ou não; Dentro deste espaço de água, há 8 posições livres para construções de Portos e Estaleiros.
*Importante: Os portos e os mercados aumentam consideravelmente o ouro arrecadado pelas residências, portanto lembre-se de construí-las próximas a eles.

GUIA

Ao clicar em Comércio (menu direito) o jogador terá acesso ao painel onde poderá pesquisar, vender, comprar, enviar ou purificar recursos.
"Enviar Recursos" permite o envio de mercadorias diretamente para a cidade desejada. Pode-se selecionar uma das cidades que aparecerá na listagem ao clicar no botão, ou clicando diretamente em cima da cidade (modo Região ou Mundo) ou inserindo as coordenadas da cidade. Nesta última opção, verifique se as coordenadas estão corretas ao aparecer as informações da cidade (nome do proprietário, nome da cidade e Aliança).

Depois de escolhida a cidade, selecione se irá enviar por Terra ou Mar (o tempo de entrega também aparecerá), assim como a quantidade de cada recurso que irá enviar (serão limitadas pelas quantidades de carroças e navios que se possui).
*Para receber mercadoria, uma cidade não precisa ter Porto, mas necessita ter comércio e acesso por água.

"Ofertas Próprias" é o espaço onde você pode vender suas mercadorias. Selecione o tipo e quantidade de mercadoria que deseja vender, o preço (em ouro) e o tipo de transporte (terra ou água), assim como o tempo máximo que ela deverá levar para ser entregue. Criando a oferta, abrirá um quadro com informações. Assim que vendida, você será informado, e você pode cancelar a venda caso ela não seja concretizada no tempo desejado.

"Outras ofertas" é sua forma de buscar o que está sendo oferecido no jogo para comprar, os preços, tempo de entrega e método. Defina os recursos que está buscando, o preço máximo que você está disposto a pagar, e tempo de entrega máximo. Para ver todas as ofertas, basta definir o preço a Zero. Se selecionar uma, ao clicar em aceitar oferta, ela será concretizada e não há como reverter o processo.

"Pedir recursos" serve para você solicitar recursos a suas outras cidades. Da mesma forma que os outros, basta selecionar o tipo de recurso (um de cada vez), a quantidade mínima, e o tempo de entrega. Para ver todas as cidades, selecione a quantidade Zero. Depois de escolhida a cidade, basta selecionar a quantidade desejada, o tipo de entrega e seus recursos serão entregues no tempo determinado.

---

PLANEADOR DA CIDADE

Flash Planner 1

>> Este tipo de planner vem em todo e qualquer tela de jogo do Lord of Ultima, é o planejador antigo do jogo, porém acho ele um pouco antiquado e dinossaurico, com construções antigas do jogo além de você necessitar estar clicando o mouse para criar a planta da sua cidade.

>> Com os Planneadores, você pode ter uma visão da sua cidade quando tudo estiver no nível 10, podendo montar ela de acordo com sua necessidade, seja ela de recursos, armazéns ou militar.

Exemplo do uso do Planeador da cidade:


City Planner

Flash Planner 2

>> Este planner é bem melhor de usar do que o acima citado ele tem o recurso "KeyBoard Only", onde você pode ir colocando os edifícios no planner sem estar precisando ficar clicando com o mouse pra selecionar o predio e o slot que quer coloca-lo.

>> Para usa-lo é necessário ter instalado no seu computador uma extensão o LoU Tweak for Greasymonk, com ele é possível desenvolver vários recursos que melhoram a jogabilidade, pode ser usado no Google Chrome e no Mozilla Firefox;

>> Nesse planerador você faz a Optmização de recursos, o que lhe mostra o aumento de recursos e o beneficiamento deles em cada posição.

>> Além de poder ver a quantidade necessária de comida para fornecer as tropas para que elas não desertem.